Aspectos Gerais do Município

Tabuleiro é um município do Estado de Minas Gerais, localizado na Zona da Mata, com a latitude de 43º09'40'' Sul e a longitude de 21º18'10'' Oeste, situado as margens do Rio Formoso, no Km 56 da MG-133, possui uma área de 211 Ha e limita-se com os municípios de Piau, Rio Novo, Guarani, Rio Pomba, Santos Dumont, Aracitaba e Mercês.


O clima da região apesar de ameno apresenta variações de temperatura entre 36ºC e 11ºC sendo propício para culturas diversas como milho, feijão, pimenta, café, cana de açúcar e produtos hortifrutigranjeiros.


O município possui ainda 5 escolas municipais; a Escola Municipal João XXIII criada em 1998 e localizada na praça Coronel João Floriano no centro da cidade, Escola Municipal Afonso Lamounier de Andrade, localizada na zona rural de Botafogo e cujo nome homenageia o idealizador da escola inaugurada em 1995, Escola Municipal São Francisco, localizada em Passa Cinco também na zona rural, Escola Municipal Ultimo de Carvalho e Escola Municipal Cláudio Gomes, localizada em igrejinha e criada em 1924. Há ainda a Escola Estadual Menelick de Carvalho que atende o ensino fundamental e médio.


O perímetro urbano do município possui 4 bairros; São José (Alvorada), Laginha, Santa Cecília e bairro do Rosário. As comunidades rurais são; Passa Cinco, Igrejinha e Botafogo esta última remanescente de quilombo.


O município, de formação acentuadamente católica, possui como padroeiro Bom Jesus da Cana Verde cuja a igreja situa se na Praça Coronel João Floriano.


A altitude máxima do relevo é de 909 m, na Serra do Acácio, e a mínima, de 550 m, na foz do córrego dos Rocha. O ponto central da cidade encontra-se a 459,76 m de altitude em relação ao nível médio do mar. O índice médio pluviométrico anual é de 1581 mm.


O relevo do município tem predominância do tipo montanhoso (60%), seguido pelo plano (25%) e ondulado (15%). Os principais rios são o Ribeirão Queira-Deus e Rio Formoso ambos pertencentes à Bacia do Rio Paraíba do Sul.